A cidade de Seul será a primeira cidade a acessar os serviços públicos por meio do metaverso, espaço de realidade virtual.

Antes de criar o metaverso, Meta quer abrir lojas físicas pelo mundo
A capital da Coreia do Sul anunciou que, a partir de 2023, diversos serviços públicos estarão disponíveis no ambiente virtual - ele vale para eventos culturais com apoio governamental.
Se o projeto for bem-sucedido, residentes do município poderão preencher formulários de órgãos públicos e passes por lugares históricos usando um óculo de realidade aumentada (VR).
A prefeitura inveestiu 3,9 bilhões de wons (US$ 3,3 milhões) no projeto, que integra o plano de 10 anos do prefeito Oh Se-hoon para melhorar a mobilidade social e ampliar a competitividade global da metrópole.
A ação também faz parte do “Digital New Deal” da Coreia do Sul, um projeto nacional para adotar ferramentas digitais e de inteligência artificial, com o objetivo de aprimorar a infraestrutura local.
“O metaverso será uma revolução de longo prazo”
A plataforma usada para o metaverso será desenvolvida pelo próprio governo até o fim de 2022. Ela hospedará funções públicas, como um escritório virtual do prefeito, e espaços para negócios, como uma incubadora de fintechs e uma organização de investimento público.
A inauguração contará com uma cerimônia virtual de Ano Novo em dezembro em 2022.
A previsão é que todas as operações estejam funcionando em 2026. Em 2023, a capital espera lançar o “Metaverse 120 Center”, um lugar para realização de serviços públicos que antes só podiam ser realizados presencialmente.
Ainda não foram divulgados detalhes sobre os dispositivos necessários para acessar a plataforma, mas as autoridades reforçam que o objetivo é democratizar o acesso às atividades, independentemente de localização geográfica ou condições socioeconômicas.
O governo municipal já vem usando tecnologia e dados em tempo real para otimizar as operações, como parte do movimento de cidades inteligentes. O metaverso é o próximo passo para essa evolução de Seul.
Com informação de Época Negócios
|