O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade (PV), entregou, em nome do Parlamento Estadual o Título de Cidadão do Amazonas ao Médico Coordenador da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e Científico do Hospital Adventista de Manaus, João Hugo Abdalla Santos, pela atuação durante o período mais grave da pandemia do coronavírus.

Participaram da solenidade, os deputados Delegado Péricles (PSL) e Therezinha Ruiz (PSDB) e o conselheiro do TCE, Josué Neto. Foto: Evandro Seixas
“Durante a pandemia, o Dr. João Hugo trabalhou na linha de frente e assim como todos os profissionais da saúde, sofreu com esse vírus, que ainda é uma novidade para toda comunidade cientifica. Mesmo assim, participou direta e indiretamente da cura de quase 400 amazonenses, que estiveram sob os cuidados do Hospital Adventista. Esse título é uma forma de dizer obrigado”, afirmou o deputado.
João Hugo agradeceu o presidente Roberto Cidade e disse “em momento algum deixei meus pacientes. Recebi a morte do meu pai trabalhando, cuidando das pessoas. Tirei uns dias para me recuperar, voltei, trabalhei e continuo trabalhando. Amei e servi meu próximo mesmo tendo meu pai doente em casa”.
Carreira no Amazonas
Além da atuação direta no combate ao Covid-19, apresentando números significativos de altas médicas, Dr. João Santos também tem se dedicado, ao longo de sua carreira, à produção bibliográfica em sua área de atuação, trabalhando em pesquisas sobre doenças tropicais, infecciosas e sobre a segurança do paciente.
O Dr. além de ter importante atuação na formação de novos médicos e de Pós-Graduandos, contribuído de forma entusiasmada e competente com o ensino e a pesquisa do Estado do Amazonas. Tendo participação relevante na difusão de conhecimento a respeito das doenças infecciosas de nossa Região.
Atualmente é Professor da Disciplina de Doenças Infecto-parasitárias na Universidade Federal do Amazonas (desde 2011), é Médico Coordenador da CCIH e Científico do Hospital Adventista de Manaus (desde 2010) e Coordenador da Liga Amazonense de Infectologia – LINFA (desde 2012).
Redação com informação da ascom
|