No dia 21 de março é comemorado o Dia Internacional da Síndrome de Down e a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) iniciou a celebração da data com a exposição “Um Olhar 21”, aberta ao público, no piso Castanheira do Manauara Shopping.

Fotos: Lincoln Ferreira/Sejusc
A data chama a atenção da população para uma conscientização maior a respeito da vida das pessoas com a síndrome, e visa também garantir que elas tenham as mesmas liberdades e oportunidades que as demais pessoas.
A ação coordenada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), recebeu uma mostra da exposição fotográfica ‘Um Olhar 21’, do fotógrafo Joedi Porto, que conta com 25 imagens, em preto e branco, produzidas com os participantes do projeto Amazonas + Inclusão e de membros da Sociedade Civil.
“O nome da exposição é “Um Olhar 21” em referência aos três cromossomos do par 21. Essa é uma exposição que busca evidenciar as pessoas que têm Síndrome de Down e também a diminuição do preconceito, promover mais inclusão em relação a todas as pessoas e hoje, preferencialmente, em relação à Síndrome de Down, que é o dia comemorativo”, frisou Jussara.
Ainda nesta terça-feira (21/03), a secretária será homenageada na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) pelo trabalho realizado pela Sejusc em prol das pessoas com deficiências.
Parceria
O Manauara Shopping foi colaborador ativo da Sejusc na exposição “Um Olhar 21”, cedendo o piso Castanheira para uso do material e a estrutura para as fotografias. Isa Lucena, gerente de marketing do centro comercial, contou que esse tipo de integração faz parte da responsabilidade social da empresa.
“A gente sempre abre espaço para todas as causas, para todos os temas, que precisam ter visibilidade, e ficamos muito felizes quando fomos convidados para receber essa exposição que é linda, traz realmente um olhar muito especial para essas pessoas muito especiais e que precisam ser vistas e serem inseridas na sociedade cada vez mais”, pontuou a gerente.
O centro comercial também será iluminado nas cores azul e amarelo em referência à Síndrome de Down. A exposição segue até 31 de março.
Com informação da semcom
|